top of page
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Preto Ícone Twitter

O QUÊ FAZER PARA SE RECUPERAR APÓS O CORRE-CORRE?

  • Foto do escritor: Bruno Starnini Junior
    Bruno Starnini Junior
  • 13 de nov. de 2018
  • 3 min de leitura

O quê fazer para ficar novo de novo e evitar a hipoglicemia durante e após o corre-corre
O quê fazer para ficar novo de novo e evitar a hipoglicemia durante e após o corre-corre

Não tem saída. Se você treina ou participa de competições regularmente sabe que a recuperação é uma preocupação, especialmente se o intervalo entre eles for curto. Por isso, Corre Docinho, Corre! (CDC!) apresenta a seguir algumas sugestões para que você consiga escolher a que mais se encaixa com o seu perfil de corredor.


Ah! É importante destacar, também, que se você tem o diagnóstico do Diabetes, não importa se é treino ou competição, você deve aferir a glicemia antes, durante e depois. Não esqueça, também, de combinar com o seu médico os períodos em que você deve suplementar - seja com o uso de géis de carboidrato ou qualquer outra fonte de carboidrato simples - o corpo para evitar a hipoglicemia durante o corre-corre.


RECUPERAÇÃO 10-15KM

Bem, o tempo e o modo de recuperação dependem da distância e do tempo gasto para percorrer essa distância. Assim, se você correu entre 10 e 15 km, é interessante praticar a recuperação ativa no dia seguinte ao treino ou prova. Tente praticar 60 minutos de ciclismo, caminhada ou piscina ou 30 minutinhos de corridinha. Essa ação vai ajudar você a se recuperar melhor e mais rápido pois ajudará bastante na vascularização.


Mas, atenção! Essa dica acima vale se você já está acostumado a treinar ou competir, ou seja, você não é novato no corre-corre. A moçadinha novata, com certeza, e especialmente após uma prova, vai experimentar fadiga ou dores e, por isso, será obrigado descansar por alguns dias. Geralmente, três ou quatro dias de descanso deixam você novo de novo para dar início a um novo ciclo de treinamentos em dias alternados.


SUGESTÃO 1 - Essa dica funciona comigo, então creio que vale a pena compartilhar. A minha suplementação se dá com géis de carboidrato e o consumo deles se dá de acordo com o cardápio de corrida do dia. Para treinos/provas de até 60 minutos de duração ou 10 km (o que vier primeiro), os géis estão dispensados. Mas, ao terminar o treino/prova, é interessante avaliar - especialmente se a sua glicemia estiver abaixo de 100 mg/DL - a possibilidade da ingestão de um copo de suco de laranja (aprox. 25g CHO) ou refrigerante (aprox. 28g CHO).

RECUPERAÇÃO 21-42KM

Nem preciso lhe dizer que ao contrário das distâncias curtinhas, recuperar-se após uma Meia (21 km) ou uma Maratona (42 km) não é fácil. Uma hora de caminhada todos os dias durante a primeira semana (no caso da Meia Maratona) e durante as duas semanas após a prova (no caso da Maratona) ajuda a recuperar você.


Depois dessa pausa no corre-corre é interessante retornar na segunda semana (no caso da Meia Maratona) ou na terceira semana (no caso da Maratona) com uma prática de baixo impacto, como ciclismo, natação ou até a continuidade nas caminhadas, para diminuir ao máximo o trauma de impacto das pernas. E somente após quarta semana você deve retornar à correr, mas ainda em um ritmo leve, sem pressa. Voltar aos treinas pra valer, mesmo, só após a quinta semana. Importante: Não faça mais do que duas Maratonas por ano, afinal, você não é atleta e nem ganha a vida com isso. O negócio aqui é correr bem pra correr sempre (e com a glicemia legal!). Bons treinos!


SUGESTÃO 2 - Se o seu corre-corre vai além de 60 minutos ou 10 km (o que vier primeiro), a suplementação com géis deve acontecer a cada 20-30 minutos. Somente a experiência e o autoconhecimento vão indicar pra você qual o melhor período de "refuel". Mas, uma coisa é certa, sempre: a) Glicemia antes, durante e depois do corre-corre! b) Converse com o seu médico antes de calçar o tênis e cair na vida corrida.


Comentários


bottom of page