INTERVALADOS PODEM ADICIONAR ANOS EXTRAS À SUA VIDA
- Bruno Starnini Junior
- 21 de out. de 2019
- 1 min de leitura

A Revista Runner's World Brasil publicou - edição nº 127/201 - um estudo que dá conta de que aumentar o VO2 Máximo ao fazer treinos intervalados (esforços intensos seguidos de períodos de recuperação variáveis) duas vezes por semana ajuda a viver por mais tempo. Esse estudo mostrou que a cada mililitro de aumento do VO2 máximo - a taxa com que o seu corpo usa o oxigênio durante o corre-corre -, a probabilidade de morrer em decorrência a problemas cardiovasculares (leia-se, ataques cardíacos) diminui 3,2%.
Indivíduos menos condicionados são mais beneficiados com a prática de treinos intervalados. Aqueles com VO2 máximo - de 25 a 30 ml/kg/min para mulheres, de 35 a 40 ml/kg/min para homens - sofreram uma redução de risco de 9%. Por essas e outras, bora correr!
O estudo também mostrou efeitos mais efetivos entre os indivíduos menos condicionados. Aqueles que praticam menores valores de VO2 máximo - de 25 a 30 ml/kg/min para mulheres, de 35 a 40 ml/kg/min para homens - sofreram uma redução de risco de 9%. Aqueles com os valores de VO2 máximo mais altos - acima de 50 ml/kg//min para mulheres, acima de 60 ml/kg/min para homens - sofreram uma redução de risco de 1%.
Comentários